8 benefícios da hipnose para seu bem-estar

8 benefícios da hipnose para seu bem-estar
4.8 (96.75%) 117 vote[s]

O tema hipnose ainda gera dúvidas e um certo preconceito por conta do mau uso e charlatanismo. No entanto, a Hipnose é uma técnica muito antiga que já provou ser eficaz no tratamento de muitas patologias. Além de tratar casos e patologias mentais, é também utilizada para problemas físicos. Atualmente, a hipnose evoluiu significativamente, e se distanciou do que chamamos de hipnose clássica. A hipnose moderna, também conhecida como Ericksoniana, já é adotada em diversos segmentos da medicina.

Através do relaxamento, o paciente que recebe o tratamento hipnótico entra em um estado de transe, onde o hipnotizador conduz o processo através de técnicas de linguagem. Este estado de transe, é na verdade, um estado alterado da consciência, onde o Hipnotizador consegue se negociar diretamente com o sistema límbico (emocional), o acesso ao subconsciente do paciente.

O subconsciente, rege a grande maioria dos sistemas e subsistemas dos seres humanos, é ele que sabe como abrir uma porta, de modo que você não precise pensar algo como “agora vou pegar na maçaneta, girar para a esquerda, puxar a porta” durante o processo. Você faz isso automaticamente. Este “automático” é na verdade seu subconsciente executando rotinas que aprendeu.

O hipnotizado tem pleno conhecimento do que se passa durante a sessão, e ao chegar nesta etapa, o hipnotizador consegue identificar padrões de crenças e problemas que precisam ser corrigidos.

A Hipnose é uma técnica muito antiga que já provou ser eficaz e é adotada em vários segmentos da medicina tradicional e alternativa. É utilizada em tratamento de problemas físicos e mentais.

Infelizmente, até pouco tempo atrás, pessoas de má índole se utilizavam da técnica (hipnose clássica) para tirar proveito de seus hipnotizados. Isso trouxe à hipnose uma luz questionável. Hoje, já existe regulamentação por parte do concelho nacional de odontologia, sobre o uso da hipnose como meio de tratamento complementar (CFO-82/2008), os conselhos das áreas de psicologia e fisioterapia também já adotaram a Hipnose como uma ferramenta viável e eficaz.

Benefícios da Hipnose

São inúmeros os benefícios, porém, não há uma delimitação exata que defina onde começam e onde terminam sua aplicabilidade. A hipnose pode ser utilizada tanto para tratar problemas físicos quanto mentais.

 

Exatamente por ser tão flexível e inespecífica, se torna essencial a consultoria por parte de um profissional capacitado.

Entenda os benefícios desta técnica milenar

1- Autocontrole e autoconhecimento: domínio do seu verdadeiro “eu”

A hipnose possibilita acessar o subconsciente, onde se originam os problemas mais profundos de cada pessoa, onde eles estão armazenados, e como eles impactam em sua vida. Ao acessar as causas dos traumas em um estado alterado, se torna possível remediar a memória problemática a fim de aliviar e até mesmo resolver o problema por completo.

O autoconhecimento se torna evidente, ao conhecer a raiz do problema que afeta sua vida de maneira tão significativa. Ao trazer para o consciente a causa do problema, todos os aspectos de vida também mudam, pois você já terá condições de evitar reincidência ou causar em outra pessoa, os mesmos estímulos. A partir desse momento, você já não sofrerá mais com a mesma intensidade, até que este problema seja esquecido, superado ou evitado.

Outro benefício que o conhecimento da causa raiz dos problemas trazem, estão relacionados com o poder de poder evitar determinadas situações. Uma vez que a causa é conhecida e pode ser evitada, o autocontrole se torna possível, mesmo ao se deparar com situações problemáticas que não podem ser evitadas. Por exemplo: você sabe que ver algo fora do lugar aciona uma série de gatilhos internos que resultam em frustração e raiva. No momento que você se depara com algo fora do lugar, você já sabe que isso está relacionado a um sentimento negativo, por isso, terá condições de acionar gatilhos opostos para atenuar o impacto, por exemplo, lembrar de algo extremamente engraçado que aconteceu no seu passado.

2- Ansiedade

melhorar a ansiedade com sessoes de hipnose

A ansiedade é vista como mal do século. Cada vez mais novas gerações se tornam ansiosas por conta do imediatismo que o mundo moderno estimula, através das facilidades da internet e dos dispositivos na “palma da mão”. A final, hoje, você tem a resposta para quase qualquer dúvida em apenas 4 cliques, ou menos.

Através da hipnose, o paciente pode ser conduzido a um estado de relaxamento profundo, que por si só já proporciona uma grande ajuda contra a ansiedade. Porém, ao conhecer a causa dos problemas que mais trazem transtornos, o paciente também terá a oportunidade de evitar situações que lhe causam ansiedade.

3- Stress

O stress também tem se tornado cada vez mais comum, principalmente para quem vive em grandes cidades. O dia-a-dia agitado e o cotidiano da metrópole causam stress para qualquer mero mortal.

O estado alterado e o relaxamento profundo, são fortemente recomendados para quem precisa de uma válvula de escape para este verdadeiro caldeirão.

4- Falta de Memória

É comum ignorarmos completamente a falta de memória, e associarmos isso ao stress do dia-a-dia e com a sobrecarga de tarefas, de modo que nada possa ser feito para sanar o problema.

A hipnose pode ser a solução em casos em que o paciente sofra de dificuldade de aprendizagem ou bloqueios cognitivos leves.

Através da hipnose, o paciente pode ter sua capacidade de memorização, foco e concentração ampliados.

5- Hiperatividade e distúrbio de atenção (TDAH)

A hipnose pode ser a ferramenta ideal para ajudar o paciente a atenuar e até resolver problemas como distúrbio de atenção e hiperatividade, que nada mais são que transtornos psiquiátricos. É importante deixar claro que TDAH não é uma doença, por isso não existe um remédio para curar o problema.

A Associação Brasileira do Déficit de Atenção estima que o TDAH atinja até 5% da população infantil e 4% dos adultos.

6- Sobrepeso e Obesidade

voce pode perder gordura com a pratica da hipnoterapia

Em alguns casos, distúrbios psiquiátricos podem acarretar no consumo exagerado de alimentos, como um escape para o problema, assim como bater pernas ou batucar pode ser um escape para ansiedade.

A hipnose consegue identificar o problema e subverte-lo de modo a evitar o consumo excessivo de comida, desde que existam de fato, gatilhos que acionam a compulsividade pelo consumo.

7- Vícios como alcoolismo e tabagismo

O tabagismo é atualmente o principal vício dos Brasileiros, segundo o instituto nacional de câncer, o tabagismo diminuiu de 35% da população em 1989, para cerca de 15% em 2013, entre os brasileiros. Mesmo assim, 15% da população representam cerca de 31 milhões de pessoas, é muita gente.

Tratar o problema de tabagismo representa um grande desafio para quem sofre com o problema por muito tempo. O mesmo desafio enfrenta aqueles que se apegam ao alcoolismo. Ambos os problemas, nascem na necessidade do organismo pela substância do tabaco e do álcool como estímulo psíquico.

A hipnose pode atacar a causa da dependência diretamente na fonte: o subconsciente.

LEIA MAIS: Hipnose Para deixar de Fumar – Como Parar de Fumar

8- Lombalgia, fibromialgia, dores físicas e mentais

Sim, a hipnose pode ajudar sim! Assim como a hipnose pode ser utilizada como anestésico em procedimentos odontológicos, ela pode auxiliar no tratamento de dores físicas e principalmente mentais.

Atualmente, já existem especialistas que oferecem tratamentos que se utilizam da hipnose como meio complementar nesse sentido.

Dores emocionais também são objetos alvo de tratamentos através da hipnose. Depressão, dor da perda de um ente querido, dor pela perda de algo impactante, aflições e traumas, podem ser tratados através da hipnose sem maiores dificuldades.

Conclusão

beneficios da hipnose

Sem sombra de dúvidas, a hipnose pode te ajudar em incontáveis situações, e tem muito a evoluir ainda. Desde seu surgimento, a hipnose evoluiu a passos largos, saindo de um status controverso, até ser adotada oficialmente por psicólogos e outras áreas da medicina tradicional e alternativa.

Na dúvida de como se beneficiar da hipnose, procure um profissional especialista na área. Ele poderá te auxiliar de maneira correta diretamente, ou indicar-lhe o melhor caminho. Mas lembre-se de que a mudança começa em você, ou seja, você precisa querer mudar e resolver seu problema, deste modo, o especialista pode te ajudar a extrair o benefício máximo com a ajuda da hipnose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *