Mesmer e o Hipnotismo

Mesmer e o Hipnotismo
4.8 (95.58%) 190 vote[s]

Olá sejam bem vindos em mais um vídeo da série história da histeria. No vídeo de hoje eu vou falar sobre o mesmerismo, ou seja, magnetismo animal que depois se chamou de hipnotismo é só um instante e se você gosta de psicanálise inscreva-se já no canal para não perder nenhum vídeo.

E o nome é Franz Anton Mesmer. Mesmer se formou aos 32 anos de idade em medicina com uma tese plagiada de Richard Mead intitulada Dissertação Físico Mmédica sobre a influência dos planetas essa conversa começa já com uma tese plagiada muitas questões polêmicas sobre a vida de Mesmer eu não vou abordar neste vídeo vou ficar só com uma coluna central que é a questão do hipnotismo que muito nos interessa porque grande parte do que está em estudo sobre histeria na questão das explicações são os estados hipnóticos então a gente precisa entender bem como que surge isso na França e isso vai parar lá na Alemanha.

O Mesmer ele inventa uma máquina cheia de ímãs, estou sendo agora muito didático, cheia de ímãs e ele resolve curar pessoas com essa máquina. Como funcionaria mais ou menos o processo ele injetaria um líquido com ferro na pessoa iria colocar nesta máquina o ferro iria pra certas posições da máquina e a pessoa iria se curar desta forma Ele pede para um padre e fazer a máquina o padre faz a máquina ele faz um teste e aparentemente a pessoa melhora e no caso é uma mulher e no caso ele está tentando resolver o problema da histeria ok o problema surge quando o padre envia cartas para a sociedade da época dizendo que foi ele o padre inventou a máquina Mesmer fica puto da vida e a solução que ele dá pra essa contenda é o seguinte olha o que curou a pessoa não foi o magnetismo da máquina foi o meu magnetismo Eu, por imposição de mãos é que eu curei esta pessoa.

Está inaugurado uma coisa que se passou a chamar magnetismo animal e tem nessa época surgiram muitos livros para explicar a questão do magnetismo animal basicamente seria um tipo de energia que teria no corpo das pessoas e que poderia ser canalizado para algumas coisas Caso ele fosse canalizado para o cérebro a pessoas entraria no estado de um tipo de sono crítico onde nesses sono critico ela ganharia extrema lucidez e ela conseguiria lembrar de coisas da vida dela e ter acesso a verdades absolutas sobre o mundo e o universo.

Vocês vêem que aqui já tem uma interface entre a origem do magnetismo animal o hipnotismo e pasmem senhores o espiritismo naquele de Alan Kardec mesmo, então nesse bojo todo é que vai nascendo o hipnotismo mas até então ele é chamado de magnetismo animal tem outras particularidades mas como eu falei o que nos interessa isso é o estado que a pessoa chega e neste estado ela ficaria com uma clareza das coisas da vida e teria acesso à verdade este é o ponto principal.

Uma outra coisa que Mesmer postulou e também várias outros autores ali porque um acabava copiando o outro mas vamos colocar isso sobre o chapéu de néon o terreno de Mesmer é que a histeria seria a tentativa da solução de um problema de uma doença A crise histérica é uma tentativa de solução , o sintoma então portanto ele é uma tentativa de resolução isso é muito importante esse conceito que até então não existia passa a ser divulgado e trabalhado dentro daquilo que se chamou o magnetismo animal.

Um pouco depois um cara chamado James Braid ele vai começar a fazer alguns estudos sobre o magnetismo animal e ele vai dar uma simplificada na coisa e ele vai cunhar o termo hipnotismo então muitas das cerimônias parecia mais uma cerimônia de descarrego a as sessões de magnetismo animal tinha que ter uma bacia com água as pessoas ficavam com o pé na bacia d’água para fazer uma conexão com o mundo astral etc etc ele vai dar uma simplificada e vai cunhar o termo hipnotismo e vai também começar a fazer estudos sobre a questão da sugestão dentro do hipnotismo ele também vai descobrir que você consegue induzir um sintoma histérico quando a pessoa está no estado agora vou chamar de hipnose então a gente já começa a ter uma aproximação destes conceitos observa que isso vai estar depois em Charcôt.

A gente vai fazer um vídeo só sobre Charcôt mais esta relação entre estado hipnótico hipnotismo histeria e produção de sintoma histérico através da hipnose a gente já tem ali até antes de Charcôt o sono hipnótico e toda essa questão da hipnose vai chegar até a França através de Paul Broca e daí da França em diante é tema para um outro vídeo.

Se você gostou desse vídeo não deixa de se inscrever no canal e no próximo vídeo nós vamos falar um pouquinho sobre o Paul Briquet. Até o próximo vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *